Santa Rita do Sapucaí/MG

Santa Rita do Sapucaí-MG
 
Localizada no sul de Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí é hoje uma cidade de expressão nacional pela projeção de suas escolas, de suas indústrias e agro-pecuária.

Sua economia está calculada principalmente nas atividades industriais e agro-pecuárias. Café e leite são suas principais fontes de renda, produzindo ainda sementes de milho, arroz e outros. Seus produtos são distribuídos pela Cooperativa Regional Agro-pecuária de Santa Rita do Sapucaí, uma da mais expressivas do Estado. Indústrias se instalaram no município há pouco mais de 20 anos e, seguindo os ensinamentos de suas escolas, estão mais voltadas para a área de eletrônica, telecomunicações e informática. 

A data magna da cidade é o dia 22 de maio, festa da Padroeira "Santa Rita de Cássia", celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e sócio culturais.

Resumo Histórico

Santa Rita do Sapucaí, foi fundada por uma família de portugueses, Sr. Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva Maria Martins (Dona Genoveva da Fonseca) e filhos, que se instalaram as margens do Ribeirão do "Mosquito". Saíram eles de Olivença, uma dentre tantas cidades de Portugal que formavam o "Contestado", descontentes com a anexação da terra natal à Espanha. Aportaram no Rio de Janeiro, onde receberam uma carta de D. João IV que não esquecera os serviços prestados por Manoel da Fonseca e facilitava a aquisição de terras devolutas. Em 1821, a 2 de maio, em virtude de uma promessa, o casal fez a doação de oito alqueires de terra, à margem direita do Ribeirão do "Mosquito", à Santa Rita de Cássia. Quatro anos mais tarde, falecido Manoel da Fonseca, Dona Genoveva da Fonseca, consolidou a promessa e mandou construir a capela onde foi celebrada a primeira missa. Em 1825, no dia 22 de maio, o Pe. Mariano Accioli celebrava a primeira missa na recém construída capela, onde foi introduzida a imagem de Santa Rita de Cássia, trazida pelos fundadores, diretamente de Portugal.

Vale da Eletrônica

"Vale da Eletrônica" é um dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico do Brasil, sendo reconhecido nacional e internacionalmente pela alta qualidade de seus produtos, que são exportados para diversos países.
O desenvolvimento de tecnologia de ponta tem seus alicerces na eficiente estrutura educacional de nível técnico, e superior nas áreas de eletrônica, informática, telecomunicações e administração, existentes no município.

O sucesso do projeto "Vale da Eletrônica" se deve a vários fatores: à visão de seus idealizadores; ao decidido apoio das escolas, dos empresários e da comunidade local; à preocupação constante com a qualidade dos equipamentos que produz; à farta mão-de-obra especializada disponível no município. Aos esforços e desenvolvimento de tecnologia de ponta, feita em conjunto pelas escolas e empresas; à uma eficiente política de marketing, etc.

A maioria das empresas do município atua nas áreas de eletrônica, telecomunicações e informática. Isto gerou a necessidade de abrir outras empresas com atividades paralelas, aumentando consideravelmente a oferta de emprego para o povo santa-ritense. Porém, não só de eletrônica vive o "Vale". Aqui há também empresas de confecções , mecânica fina, artes gráficas, agro-pecuária, material de construção e um dinâmico comércio.

Como consequência natural deste processo foi criada a "Associação Industrial de Santa Rita do Sapucaí" que congrega a maior parte das empresas da cidade. É importante destacar que a parceria entre a Associação e o SEBRAE-MG, tem sido a alavanca para que nossas empresas possam mostrar seus produtos nas principais feiras e eventos do mercado nacional e internacional. Um dos principais objetivos da Associação Industrial é trazer para seu seio todas as indústrias do município, trabalhar e oferecer benefícios aos seus associados e à comunidade santa-ritense.

Aspectos Geográficos e Demográficos

Distâncias: A cidade de Santa Rita do Sapucaí localiza-se na região do extremo sul de Minas, a margem da Rodovia BR 459 que liga Poços de Caldas-MG a Lorena-SP e tendo as seguintes distâncias dos grandes centros:


Pluviosidade média: 1.416 mm/ano
Relevo: Com incidência de montanhas, campos cerrados e várzeas que formam a Bacia do Sapucaí
Bacia Hidrográfica: Rio Sapucaí
Bioma: Mata atlântica