Maioria da Câmara rejeita pedidos de informações ao prefeito

Requerimentos arquivados pelo plenário solicitavam dados sobre diárias, BPS e acordos com Ministério Público

Três pedidos de informações propostos por vereadores de Santa Rita do Sapucaí e que seriam encaminhados ao prefeito Prof. Wander Wilson Chaves (União) foram rejeitados pela maioria da Câmara Municipal na reunião ordinária desta terça-feira (19).

Por seis votos a cinco, o plenário arquivou os seguintes requerimentos: n.º 11/2024, do vereador Duzinho (PDT), que solicitava cópias dos termos de ajustamento de conduta (TACs) celebrados entre Município e Ministério Público desde 2021 quanto a contratações irregulares pelo Poder Executivo; n.º 12/2024, de Marquinho Tatinha (PDT) e Dionísio (União), pedindo dados detalhados sobre o precatório multimilionário da BPS Terraplenagem e seu impacto nas finanças municipais; e n.º 13/2024, de Dito Veículos (Republicanos), para acesso a cópias de autorizações de viagens e prestações de contas de agentes públicos e políticos da Prefeitura.

As três votações resultaram no mesmo placar. Declararam-se contrários aos requerimentos os parlamentares Antônio Longuinho (PDT), Gato da Corrida (Cidadania), Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), Reinaldo Galinho (Cidadania), Toninho Costa (PSD) e Uiles (PDT). Votaram favoravelmente Carlos Henrique (PSDB), Dionísio (União), Dito Veículos (Republicanos), Marquinho Tatinha (PDT) e Pastor Flávio (União). O presidente Duzinho (PDT) só votaria em caso de empate, e o vereador Messias (PSDB) justificou ausência à sessão.

Diferentemente dos pedidos de informação, as indicações apresentadas durante a reunião tiveram aprovação unânime do plenário. São elas:

- Indicação n.º 37/2024, dos vereadores Marquinho Tatinha (PDT) e Gato da Corrida (Cidadania), que sugerem mutirão para reforma e manutenção dos calçamentos na cidade, corrigindo imperfeições como afundamentos, ondulações e pedras soltas;

- Indicação n.º 38/2024, do vereador Dito Veículos (Republicanos), que propõe criação de área de lazer completa na Nova Cidade para proporcionar entretenimento, diversão e prazer aos moradores da região;

- Indicação n.º 39/2024, da vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), para criação de equipe volante do Centro de Atendimento Psicopedagógico ao Estudante (CAPE), destinada a atender alunos da Nova Cidade;

- Indicação n.º 40/2024, do vereador Carlos Henrique (PSDB), sugerindo estudo e possível ampliação da rede de escoamento de água pluvial nos bairros Monte Verde II e Monte Líbano para amenizar alagamentos e acúmulo de barro.

A próxima sessão da Câmara acontece no dia 26 de março, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir aos trabalhos presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), ou ao vivo, por redes sociais da Casa (página no Facebook ou canal no YouTube).