CAC da Câmara é inaugurado com festa, homenagem e mais de 50 serviços disponíveis
A cidade de Santa Rita do Sapucaí ganhou, na data de seu 130.º aniversário, um órgão da Câmara Municipal que oferece gratuitamente mais de 50 serviços públicos: o Centro de Apoio ao Cidadão “Antônio de Campos – Aleluia” (CAC). A inauguração aconteceu na manhã desta terça-feira (24), na sede do Poder Legislativo santa-ritense (Praça Expedicionário Maurício Adami, 22, Bairro Eletrônica), onde o novo centro já está em funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Participaram da cerimônia diversos familiares de Antônio de Campos, o “Aleluia” (1939-2022), jogador e treinador de futebol falecido em janeiro e que dá nome ao CAC. No descerramento da placa inaugural, a família do homenageado foi representada pela viúva Maria Cidália da Silva e pelo filho Tiago Eloy Campos. Estiveram presentes os vereadores Pastor Flávio (União Brasil, presidente da Câmara), Uiles (PDT, vice-presidente), Messias (PSDB, secretário), Dionísio (União Brasil), Dito Veículos (Republicanos), Duzinho (PDT), Gato da Corrida (Cidadania), Reinaldo Galinho (Cidadania) e Toninho Costa (PSD).
O evento contou também com a participação do deputado estadual Doutor Paulo (Patriota); dos secretários municipais Luiz Antônio Magalhães (Administração, Recursos Humanos e Finanças), Robledo Antônio Martha (Obras e Serviços Urbanos) e Coronel Daniel Paulino de Souza (Segurança Pública, Transporte, Trânsito, Rodoviário e Mobilidade Urbana); da coordenadora do CAC da Câmara de Pouso Alegre, Eliane Ramos; e de representantes da sociedade civil organizada. Além da solenidade, houve lazer e festa na Praça Expedicionário Maurício Adami, com brinquedos infláveis, cama elástica, algodão-doce e pipoca, atraindo grande número de crianças.
Durante a cerimônia, o presidente Pastor Flávio entregou ao gerente-geral da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Santa Rita, William Openheimer Ribeiro, o documento que formaliza o interesse da Casa em um acordo de cooperação técnica com a Previdência Social e que prevê a abertura de uma unidade do CAC na Nova Cidade. Esse acordo possibilitará que sejam prestados na Câmara todos os serviços disponíveis na agência local do INSS, como requerimento de aposentadoria, auxílio-doença, benefício de prestação continuada (BPC) e outros, agendamento de perícia, contagem de tempo de contribuição e simulação de aposentadoria.
O CAC funciona como linha direta entre o cidadão e o poder público, inclusive com balcão de empregos, banco de currículos e ouvidoria. O centro dá apoio a seus usuários para elaboração de currículos, segunda via do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), consulta a multas veiculares, formalização de microempreendedores individuais (MEIs), inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e emissão de cartão de produtor rural, entre outros serviços.