Câmara e SapucaECO organizam palestra sobre gestão ambiental

Explanação de secretário de Itajubá reúne vereadores, empresários, representantes da Prefeitura e do terceiro setor

A comunidade santa-ritense pôde conhecer, nesta quinta-feira (10), a política ambiental de Itajubá, suas inovações e seus resultados tanto para os cofres públicos quanto para as empresas da cidade vizinha. O compartilhamento dessa experiência aconteceu durante palestra do secretário itajubense de Meio Ambiente, Ricardo Correia Ferreira. O evento foi promovido pela organização não governamental SapucaECO em parceria com a Comissão de Proteção do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí.

Engenheiro florestal com mais de 30 anos de carreira no Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ricardo apresentou o modelo de gestão ambiental de Itajubá – segundo ele, participativo e descentralizado. O palestrante explicou objetivos e eixos de atuação da secretaria que comanda, citando exemplos de ações, processos e dificuldades da pasta. “O meio ambiente é um desafio cotidiano. Gestão ambiental só tem início, é uma constância”, declarou.

A palestra foi acompanhada pelos vereadores Eduardo Henrique Capistrano Cunha Júnior (Duzinho), presidente Comissão de Proteção do Meio Ambiente da Câmara; Manoel Messias Felix, relator do mesmo colegiado; e João Dionísio Silvério, presidente da Comissão de Agricultura e Comércio. Empresários, estudantes, representantes da Prefeitura e da sociedade civil organizada também participaram do evento, realizado na Incubadora Municipal.