Câmara empossa nova vereadora e abre caminho para redução da tarifa de ônibus

Sétima mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo santa-ritense, Cleusinha é suplente do vereador licenciado Dionísio

Santa Rita do Sapucaí conta novamente com duas mulheres na Câmara Municipal, situação que ainda não havia acontecido na legislatura 2021/2024. Com a posse da vereadora Cleusinha (União Brasil), a Casa volta a ter o maior número de representantes do sexo feminino já alcançado de forma simultânea em seus 130 anos de história. A nova parlamentar assumiu o cargo na reunião ordinária desta terça-feira (2), que marcou a retomada dos trabalhos da Câmara após o recesso de julho.

Maria Cleusa da Silva tem 59 anos, é professora e pedagoga. Ela foi empossada por ser a primeira suplente do vereador Dionísio (União Brasil), licenciado do mandato para exercer o cargo de diretor da Divisão de Agricultura da Prefeitura. Cleusinha é a sétima mulher a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo santa-ritense, onde passa a presidir a Comissão de Agricultura e Comércio, além de integrar as Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Segurança Pública como vogal.

Em seu primeiro pronunciamento, a nova vereadora descreveu a atividade política como “encargo passageiro de quem se comprometeu a servir ao próximo, a representar a vontade popular, a colaborar para os destinos da cidade”. “Uma responsabilidade se apresenta a mim neste momento e estou pronta para assumi-la da forma mais aguerrida e dedicada que eu puder”, discursou Cleusinha. Ela foi cumprimentada por todos os vereadores e pela vereadora Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), que, em seguida, repudiou o caso brutal de violência contra a mulher ocorrido em Santa Rita no último fim de semana de julho.

Redução da tarifa e outras propostas

Na mesma sessão, a Câmara recebeu e aprovou o Projeto de Lei n.º 29/2022, do Poder Executivo, que modifica a Lei n.º 3.537/2001 para adotar uma nova metodologia de cálculo da tarifa do transporte coletivo, cujo reajuste anual passa a ser previsto para outubro. A alteração, na prática, abre caminho para uma futura redução do preço da passagem de ônibus mediante a ampliação do subsídio do Município a esse serviço. Também passou pelo crivo do plenário outro projeto de lei de iniciativa do prefeito: o PL n.º 20/2022, que flexibiliza o prazo de permanência de negócios no Condomínio Municipal de Empresas Ruy Brandão.

Foram aprovados, ainda, um requerimento e cinco indicações. Apresentado pelo vereador Messias (PSDB), o Requerimento n.º 28/2022 solicita informações sobre os lotes para uso residencial anteriormente doados pela Prefeitura que até o momento não tiveram suas construções iniciadas ou concluídas. O documento pede também que o prefeito se manifeste sobre a possibilidade de incluir no programa federal Casa Verde e Amarela famílias já contempladas com esses lotes e sobre a viabilidade de auxiliá-las com doação de materiais de construção.

A preocupação mais presente nas indicações foi a necessidade de melhorias em bairros periféricos. Na Indicação n.º 45/2022, o vereador Uiles (PDT) sugere a construção de praça em terreno localizado na Rua Hermínio Ribeiro de Matos, no Bairro Fernandes, a pedido de moradores. Já os vereadores Antônio Longuinho (PDT) e Toninho Costa (PSD) propõem, na Indicação n.º 39/2022, que seja construída uma nova “vaca mecânica” (ponto de distribuição gratuita de leite e pão) em área pública situada na esquina das Ruas Monsenhor Calazans e Genoveva da Fonseca (Rua do Bepe), com faixa elevada para travessia de pedestres no local.

Em outra indicação (n.º 51/2022), Antônio Longuinho pede a abertura de uma unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) na Nova Cidade. Por meio da Indicação n.º 33/2022, os vereadores Prof.ª Fabiana Salgado (Avante), Reinaldo Galinho (Cidadania) e Uiles (PDT) reivindicam melhorias no acesso e na estrutura dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Anchieta e Maria Terezinha Barude e da Lavanderia Comunitária. A vereadora Prof.ª Fabiana Salgado é autora de mais uma indicação aprovada em 2 de agosto: n.º 53/2022, para introdução de aulas de xadrez, de forma permanente, nas escolas municipais.

A próxima sessão da Câmara Municipal acontece no dia 9 de agosto, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à reunião presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), respeitando as medidas de prevenção à covid-19, ou ao vivo, pela página da Câmara no Facebook ou pelo canal da Casa na plataforma YouTube.