Câmara inicia 20.ª legislatura e empossa novo prefeito

Na eleição da Mesa, Antônio Longuinho (PDT) é escolhido presidente, Felipe (PRD), vice, e Miguel Caputo (PSDB), secretário

Tomaram posse na noite desta quarta-feira (1.º/1) os vereadores de Santa Rita do Sapucaí eleitos para o quadriênio 2025/2028. A nova legislatura é a 20.ª do período histórico de funcionamento ininterrupto da Câmara Municipal, iniciado em 1947. Na mesma solenidade, promovida no Teatro Municipal Monsenhor José Carneiro Pinto (antigo Cine-Teatro Santa Rita), o Legislativo empossou o prefeito Leandro Mendes (União), 18.º a ocupar o cargo pelo voto direto, e o vice-prefeito Daniel Teixeira (PSD).

Após empossados, os parlamentares elegeram a Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da Casa em 2025. Antônio Longuinho (PDT) foi escolhido presidente e Felipe (PRD), vice-presidente, ambos com nove votos, sendo eleito secretário Miguel Caputo (PSDB), com oito. Abstiveram-se de votar na chapa única os vereadores Alexandre Dullê (Novo), Dito Pistola (PL), Fábio Mendes (Novo) e Tati do Insel (PL), para os três cargos da Mesa, e Reinaldo Galinho (Cidadania), na eleição do secretário.

Os demais membros da Câmara, que votaram favoravelmente à nova composição da Mesa Diretora, são Carla Almeida (PDT), Gato da Corrida (União), Eduardo Alves (PRD), Marquinho Tatinha (PL) e Uiles (PDT). Todos os 13 vereadores se pronunciaram, agradecendo seus eleitores e familiares. Alguns aproveitaram para citar suas origens, defender posições e reafirmar compromissos. O prefeito também fez discurso, no qual prometeu governo responsável, com diálogo e inovação.

A primeira reunião ordinária da legislatura acontecerá em 4 de fevereiro, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria, situado na sede da Câmara (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica). Antes, serão formadas as 11 comissões permanentes da Casa, definição que deve ocorrer ainda nesta semana.