Legislativo faz novas homenagens e aprova indicações relacionadas a praças

Vereadores dão nome de Jani Helena Ribeiro a rua e concedem título de cidadania santa-ritense para Dra. Fabiana Gontijo

A Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí se reuniu ordinariamente mais uma vez nesta terça-feira (18). Em pauta, homenagens a duas mulheres e indicações relacionadas a praças de três bairros da cidade.

Recebido e aprovado na mesma sessão, o Projeto de Lei n.º 52A/2022, de iniciativa do vereador Messias (PSDB), dá o nome de Jani Helena Ribeiro à atual Rua 4 do Loteamento Ipanema. Com origem e família no Bairro da Cachoeirinha, a homenageada foi industriária e empregada doméstica, falecendo em 2019, aos 59 anos. Parentes presentes à reunião receberam cumprimentos dos parlamentares.

A Câmara aprovou também o Projeto de Decreto Legislativo n.º 14/2022, apresentado pelo vereador Antônio Longuinho (PDT) para conceder o título de cidadã honorária santa-ritense à advogada Dra. Fabiana Gontijo. Mineira de Divinópolis, ela é ex-presidente da Associação Comercial, Empresarial, Industrial e Agrícola do Vale da Eletrônica (Acevale), da qual foi, anteriormente, diretora jurídica.

Também passou pelo crivo do plenário a Indicação n.º 75/2022, por meio da qual a vereador Duzinho (PDT) pede a reforma e colocação de brinquedos na Praça Moacyr Carneiro dos Santos (Bairro Santana) e a instalação de academia ao ar livre em área reservada para futura praça na Avenida Sebastião Reginaldo da Cunha (ao lado da empresa Sanders, no Loteamento Vianna).

Por fim, foi aprovada, por 10 votos a dois, a Indicação n.º 77/2022, de autoria do vereador Pastor Flávio (União Brasil), presidente da Casa, que sugere a pintura das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Santa Rita do Sapucaí no muro ao lado da sede da Câmara, na Praça Expedicionário Maurício Adami, “para que fique mais condizente com o órgão legislativo municipal”.

Votaram a favor da Indicação n.º 77/2022, além do autor: Antônio Longuinho (PDT), Dionísio (União Brasil), Dito Veículos (Republicanos), Duzinho (PDT), Gato da Corrida (Cidadania), Marquinho Tatinha (PDT), Messias (PSDB), Reinaldo Galinho (Cidadania) e Toninho Costa (PSD). Os vereadores Prof.ª Fabiana Salgado (Avante) e Carlos Henrique (PSDB) foram contrários à proposição, argumentando em defesa da arte urbana presente no muro, cuja figura de destaque é a de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. O vice-presidente Uiles (PDT) não votou por estar presidindo os trabalhos no momento da apreciação dessa matéria.

A próxima sessão e última do mês acontece no dia 25 de outubro, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à reunião presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica) ou ao vivo, pela página da Câmara no Facebook ou pelo canal da Casa na plataforma YouTube.