Câmara Municipal inicia trabalhos legislativos com reunião extraordinária
O presidente da Câmara de Vereadores, Pastor Flávio de Castro Barbosa, atendendo pedido de urgência do Prefeito Municipal, Professor Wander Wilson Chaves, antecipou o início dos trabalhos legislativos e convocou reunião extraordinária para o dia 03 de fevereiro de 2022, última quinta-feira. O primeiro encontro dos vereadores estava previsto para 07 de fevereiro (segunda-feira), quando acontece a 1ª Sessão Ordinária do corrente ano.
Convocada exclusivamente para deliberar o Projeto de Lei nº 002/2022, que buscou autorização legislativa para a Prefeitura Municipal pagar em pecúnia (transferência bancária) o cartão alimentação de seus servidores públicos, a reunião extraordinária contou com as presenças de todos os vereadores.
Abrindo os trabalhos, o novo presidente do Poder Legislativo agradeceu aos demais vereadores pela disponibilidade e relembrou que em Santa Rita do Sapucaí os parlamentares não são remunerados para participarem de sessões extraordinárias. “Quero agradecer a cada vereador pela presença. Mesmo essa sendo uma reunião extraordinária, mesmo os vereadores não recebendo para estarem aqui, verificamos que todos estão presentes, provando seus compromissos com nossa cidade e com a população santa-ritense”, comentou o vereador Flávio de Castro Barbosa.
Iniciada a tramitação do PL nº 002/22, o recebimento da propositura foi aprovado por unanimidade. De igual forma, a urgência na tramitação da matéria, com a emissão de parecer da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação e apreciação do Plenário na mesma sessão também recebeu o apoio de todos os parlamentares.
Após extensa discussão, o Projeto de Lei nº 002/2022 foi aprovado e seguiu para sanção do chefe do Poder Executivo. Com a autorização da Câmara Municipal, a Prefeitura poderá, de forma excepcional, depositar na conta de seus servidores o valor integral do vale alimentação. Atualmente o abono é de R$ 460,00 e beneficia aproximadamente mil e duzentos servidores.
Nova Mesa Diretora
Em 2022 a mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí será composta pelos vereadores Pastor Flávio de Castro Barbosa (presidente), Uiles Eduardo de Souza (vice-presidente) e Manoel Messias Felix (secretário).
Pastor Flávio de Castro Barbosa, atual presidente do Poder Legislativo, é engenheiro formado pelo Inatel. Empresário, atua como consultor e está em seu segundo mandato como vereador. Foi eleito pelo Democratas (DEM).
O vice-presidente, Uiles Eduardo de Souza, é técnico em eletrônica por formação. Durante anos atuou como servidor público, trabalhando diretamente com o incentivo à prática esportivas por crianças e adolescentes. Foi eleito em 2020 para seu primeiro mandato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Manoel Messias Felix, secretário da Mesa Diretora, tem formação superior em Propaganda e Marketing. Atualmente gerencia uma empresa do Vale da Eletrônica. Há anos é colaborador ativo em diversos projetos sociais em Santa Rita do Sapucaí, desenvolvendo trabalhos com famílias em situação de vulnerabilidade social, atualmente com foco na população em situação de rua. Foi eleito para seu primeiro mandato em 2020 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
A próxima reunião do Poder Legislativo de Santa Rita do Sapucaí acontece no dia 07 de fevereiro, segunda-feira, às 19h30. As sessões da Câmara Municipal podem ser acompanhadas no Plenário do Paço Legislativo, respeitando as medidas de prevenção ao Covid-19, ou ao vivo através da página no Facebook ou do canal da Câmara na plataforma YouTube.