Câmara participa do primeiro Movimento Parlamentar em Defesa dos Animais

Outros 12 municípios sul mineiros confirmaram participação.

 

Em uma iniciativa inédita no Estado, um grupo de vereadores de Câmaras Municipais do Sul de Minas, deu início à criação de um Movimento Parlamentar em Defesa dos Animais. A primeira reunião aconteceu no dia 04 de dezembro. Até o momento, legisladores de 12 Municípios sul mineiros já confirmaram a participação: Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Varginha, São Lourenço, Ouro Fino, Gonçalves, Carmo de Minas, Cambuí, Tocos do Mogi, Poços de Caldas, Conceição dos Ouros e Pouso Alegre. 

No país, já existem Frentes Parlamentares em Defesa dos Animais na Câmara dos Deputados, em Brasília e também na cidade de Salvador. Mas a ideia de criar um Movimento, unindo vereadores de diversos municípios nesta causa, é única. “Foi um passo muito importante na realização do nosso sonho que é o fortalecimento das políticas públicas de defesa dos animais e esse fortalecimento só acontecerá se tivermos pessoas engajadas na luta. Nossa expectativa é de que esse grupo possa cobrar dos seus gestores públicos a implementação de leis que garantam o bem-estar dos animais em seus Municípios. Também queremos levar essa discussão para a Assembleia Legislativa, ampliando o apoio a esta causa, tão nobre, em todo Estado”, disse o idealizador do movimento, que é vereador em Pouso Alegre.

Durante a primeira reunião, na Câmara Municipal de Pouso Alegre, os vereadores puderam apresentar suas ideias e sugestões para o Movimento. Entre as ações, o Movimento pretende propor, analisar, desenvolver estudos, projetos e debates que levem à conscientização da população sobre a importância da castração e adoção e chamar a atenção do Poder Público para o crescimento dos animais nas ruas que também é problema de saúde pública. 

O Movimento pretende, ainda, incentivar e apoiar ações integradas entre os órgãos municipais, estaduais e federais, no desenvolvimento e implementação de políticas e medidas relativas à defesa de ações sustentáveis pelo bem-estar dos animais. 

Uma nova reunião do Movimento foi marcada para o dia 15 de janeiro, na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Neste dia, os vereadores deverão fazer a eleição simbólica do presidente e definir todas as ações e metas de trabalho para 2014.

 

Texto: L.C Ascom