Câmara participa do primeiro Movimento Parlamentar em Defesa dos Animais
Em uma iniciativa inédita no Estado, um grupo de vereadores de Câmaras Municipais do Sul de Minas, deu início à criação de um Movimento Parlamentar em Defesa dos Animais. A primeira reunião aconteceu no dia 04 de dezembro. Até o momento, legisladores de 12 Municípios sul mineiros já confirmaram a participação: Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Varginha, São Lourenço, Ouro Fino, Gonçalves, Carmo de Minas, Cambuí, Tocos do Mogi, Poços de Caldas, Conceição dos Ouros e Pouso Alegre.
No país, já existem Frentes Parlamentares em Defesa dos Animais na Câmara dos Deputados, em Brasília e também na cidade de Salvador. Mas a ideia de criar um Movimento, unindo vereadores de diversos municípios nesta causa, é única. “Foi um passo muito importante na realização do nosso sonho que é o fortalecimento das políticas públicas de defesa dos animais e esse fortalecimento só acontecerá se tivermos pessoas engajadas na luta. Nossa expectativa é de que esse grupo possa cobrar dos seus gestores públicos a implementação de leis que garantam o bem-estar dos animais em seus Municípios. Também queremos levar essa discussão para a Assembleia Legislativa, ampliando o apoio a esta causa, tão nobre, em todo Estado”, disse o idealizador do movimento, que é vereador em Pouso Alegre.
Durante a primeira reunião, na Câmara Municipal de Pouso Alegre, os vereadores puderam apresentar suas ideias e sugestões para o Movimento. Entre as ações, o Movimento pretende propor, analisar, desenvolver estudos, projetos e debates que levem à conscientização da população sobre a importância da castração e adoção e chamar a atenção do Poder Público para o crescimento dos animais nas ruas que também é problema de saúde pública.
O Movimento pretende, ainda, incentivar e apoiar ações integradas entre os órgãos municipais, estaduais e federais, no desenvolvimento e implementação de políticas e medidas relativas à defesa de ações sustentáveis pelo bem-estar dos animais.
Uma nova reunião do Movimento foi marcada para o dia 15 de janeiro, na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Neste dia, os vereadores deverão fazer a eleição simbólica do presidente e definir todas as ações e metas de trabalho para 2014.
Texto: L.C Ascom