Escola do Legislativo abre visitas guiadas à sede da Câmara

Ao iniciar atividades do projeto Educando para a Cidadania, Casa recebe turma de ensino médio da Escola Sanico Teles

Mais de 20 estudantes que cursam o ensino médio na Escola Estadual Sanico Teles conheceram a sede, as funções e a história da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí nesta segunda-feira (17/3). A turma foi a primeira a participar do projeto Educando para a Cidadania, que possibilita visitas guiadas ao Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa. A atividade é desenvolvida pela recém-criada Escola do Legislativo.

Acompanhados do professor Gabriel Soares Rosa, que leciona as disciplinas de História e de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, os alunos foram recebidos no Plenário Vereador Márcio Faria pelo presidente da Casa, Antônio Longuinho (PDT), e por outros três parlamentares: Alexandre Dullê (Novo), Gato da Corrida (União) e Uiles (PDT). A visita continuou com uma palestra do assessor responsável pela Escola do Legislativo, o jornalista Jonas Costa.

Fizeram parte do conteúdo apresentado, entre outros temas, a importância da democracia, a divisão das responsabilidades dos poderes municipais, o funcionamento da casa legislativa, suas fases históricas e alguns de seus personagens mais marcantes, como Delfim Moreira, ex-presidente da Câmara e da República; Maximiano Octavio de Lemos, primeiro a ocupar a presidência da instituição; e Marlene Dias Carneiro, primeira vereadora santa-ritense.

Os alunos tiveram suas dúvidas respondidas pelo palestrante e passaram pelas salas da Presidência, da Secretaria-Geral e do Centro de Apoio ao Cidadão Antônio de Campos – Aleluia (CAC). Outras turmas de ensino médio ou fundamental, grupos de pessoas idosas e demais interessados também podem marcar visitas guiadas ao Paço Legislativo. O agendamento deve ser solicitado pelo telefone 3471-1004, ramal 25.

O que é a Escola do Legislativo?

Criada em fevereiro pela Resolução n.º 2/2025, a Escola do Legislativo coordena as ações de educação cidadã da Câmara Municipal. Entre os objetivos do órgão estão a formação político-cidadã da juventude, a capacitação de vereadores e servidores, a potencialização do debate público e de estudos sobre assuntos de interesse local. Já o projeto Educando para a Cidadania foi instituído pela Resolução n.º 12/2023, na legislatura anterior.