Homenagens e transmissão do cargo de prefeito marcam a 11ª Reunião Ordinária

Igreja Presbiteriana e IPE foram homenageados. Professor Wander assume temporariamente a prefeitura.

Na noite desta segunda-feira, 16 de abril, aconteceu na Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí a 11ª Reunião Ordinária do Poder Legislativo.

Como de praxe, o presidente da Mesa Diretora, vereador Vagner Fernandes Mendes (Gamarra), após constatadas as presenças de todos os treze legisladores municipais, declarou abertos os trabalhos e solicitou ao secretário que procedesse a leitura da Ata da reunião anterior, que foi aprovada.

Seguindo os trabalhos previstos na pauta, a presidência dos trabalhos foi assumida pelo vereador João Paulo Sampaio, vice presidente da mesa diretora, que tramitou as Moções de Congratulações 04 e 05, de autoria do vereador Vagner Gamarra, e que homenagearam a Igreja Presbiteriana de Santa Rita do Sapucaí e o Instituto Presbiteriano de Educação, respectivamente. Foram convidados para compor a Mesa, além de representantes da Igreja e da Escola homenageada, o prefeito Jefferson Gonçalves Mendes e o vice-prefeito Wander Wilson Chaves.

A Igreja Presbiteriana comemora neste mês de abril 88 anos de atividades religiosas e 45 anos de organização eclesiástica em Santa Rita do Sapucaí. Já o Instituto Presbiteriano de Educação – IPE, criado por iniciativa de membros da Igreja Presbiteriana, comemora neste ano 22 anos de fundação.

Pela Igreja Presbiteriana recebeu o diploma, que representa a homenagem do Legislativo, o Reverendo Elmir Batista Pereira, pastor titular da instituição. Pelo IPE foram convidados para receberem o diploma a Sra. Yolanda Rosa Oliveira S. Cerqueira, diretora do Instituto, e o Professor Adonias Costa da Silveira, idealizador e fundador da escola.  Entregaram as Moções o vereador autor e o chefe do Poder Executivo.

Durante a palavra franca fizeram uso da Tribuna o Reverendo Elmir, o Professor Adonias e o prefeito municipal Jefferson Gonçalves Mendes. Dentre os legisladores, pronunciaram-se o autor da Moção, vereador Vagner Gamarra, e ainda os vereadores Giácomo Costanti, Pastor Flávio, Professor Aldo, Reinaldo Amaral (Galinho), Cida Paula, Miguel Caputo, Marquinho Tatinha e Professor João Paulo Sampaio.

Finalizadas as homenagens, o presidente solicitou ao secretário que realizasse a leitura de ofício encaminhado pelo prefeito à Mesa Diretora da Câmara Municipal. No documento o chefe do Poder Executivo comunica aos vereadores que gozará de férias por 30 dias, e por esse motivo solicita à Câmara a transmissão temporária do cargo de prefeito ao vice-prefeito.

Consultando os demais vereadores sobre o fato, o vereador Gamarra então comunicou que a transmissão do cargo foi aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa, declarando encerrados os trabalhos para que a efetivação da transmissão e assinatura de termos necessários fossem concluídas no gabinete do presidente.

Realizados todos os procedimentos previstos na Lei Orgânica Municipal, foi declarado prefeito em exercício o Professor Wander Wilson Chaves.

A 12ª Reunião do Poder Legislativo santa-ritense acontece na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, às 19h, na Câmara Municipal.