Legislativo reconhece estudantes, Cristina Victor, Aloisio e Virgílio Carneiro

Na mesma sessão, vereadores aprovam política municipal de assistência social e semana contra abuso sexual de menores

Em sessão marcada por homenagens institucionais, a Câmara Municipal do “Vale da Eletrônica” reconheceu oficialmente, na última terça-feira (13), santa-ritenses de destaque na matemática, na culinária e no comércio. Durante a mesma reunião, o plenário aprovou a criação da Semana de Conscientização e Prevenção contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes (terceira semana de maio), proposta pelo presidente Reinaldo Galinho (Cidadania), além da nova política municipal de assistência social e de uma mudança na forma de composição do Conselho Municipal de Educação, ambas de iniciativa do Poder Executivo.

Três alunos da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida foram homenageados com a Moção de Congratulações n.º 8/2023, de autoria do vereador Antônio Longuinho (PDT), por terem recebido, neste mês, as medalhas que haviam conquistado na 16.ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Kauã de Oliveira Ribeiro e Vinícius Gonçalves Lima, ambos de 16 anos, e Iury Gonçalves de Souza, de 14, foram cumprimentados pelos parlamentares e por membros da comunidade escolar, inclusive pela diretora da instituição de ensino, Prof.ª Mônica Flores de Carvalho Ribeiro.

A outra moção de congratulações aprovada na reunião de 13 de junho (n.º 7/2023), de autoria do vereador Toninho Costa (PSD), foi entregue à técnica de panificação Izabel Cristina Victor por sua contribuição à cultura e gastronomia locais, em especial quanto ao modo artesanal de fazer pão cheio, patrimônio imaterial do município, declarado de relevante interesse cultural de Minas Gerais pela Lei Estadual n.º 24.204/2022. A culinarista e integrante do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) acompanhou a homenagem ao lado de outros conselheiros e de familiares.

O Poder Legislativo aprovou também reconhecimento póstumo aos comerciantes Aloisio Carneiro Pinto (1927-2005) e Virgílio Azevedo Carneiro (1963-2018), pai e filho. Apresentado pelo vereador Duzinho (PDT), o Projeto de Lei n.º 16A/2023 dá esses nomes, respectivamente, às atuais Ruas 1 e 2 do Loteamento Viva Bem. Agradeceram a escolha dessas denominações duas representantes da família: Leda Maria Azevedo Carneiro Toledo, filha de Aloisio, e Marina Costa Carneiro Máximo, filha de Virgílio.

A próxima sessão da Câmara acontece no dia 20 de junho, terça-feira, a partir das 19h30, no Plenário Vereador Márcio Faria. A população pode assistir à reunião presencialmente, no Paço Legislativo Antônio Procópio da Costa (Praça Expedicionário Maurício Adami, n.º 22, Bairro Eletrônica), ou ao vivo, por redes sociais da Casa (página no Facebook ou canal no YouTube).