Vereadores sugerem ao prefeito solução para morros na zona rural

Na última quinta-feira, 03 de janeiro de 2019, um grupo de vereadores elaborou e encaminhou ao prefeito municipal, Prof. Wander Wilson Chaves, documento sugerindo uma solução definitiva para as más condições viárias dos principais morros e subidas da zona rural. Os onze parlamentares que assinaram o Requerimento, questionaram o chefe do Poder Executivo sobre a possibilidade de pavimentar tais vias com bloquetes sextavados de concreto.

A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí, em meados de 2018, realizou processo licitatório para a pavimentação asfáltica das principais subidas e morros da malha rural da cidade, entretanto, problemas e inviabilidades técnicas na execução das obras fizeram com que a prefeitura cancelasse o certame.

De acordo com a exposição formulada pelos legisladores ao prefeito, o pavimento intertravado com bloquetes de concreto é o mais recomendado, visto que possui alta durabilidade e pode ser utilizado tanto em superfícies regulares como em morros, isso porque é altamente antiderrapante. Além do mais, segundo os vereadores, os blocos de concreto possibilitam menor consumo de iluminação pública devido à sua coloração mais clara e menor absorção de energia, minimizando o efeito de ilha de calor. A fácil instalação e manutenção também são diferenciais em relação à pavimentação asfáltica.

O mesmo documento ainda sugere ao prefeito a realização do travamento dos bloquetes a cada dois metros, as construções de canaletas de concreto para o escoamento das águas pluviais, e ainda a construção de meio fio em todos os pontos pavimentados.

O Requerimento foi protocolado no gabinete do prefeito na tarde desta sexta-feira (04/01). O documento foi assinado pelos vereadores Reinaldo Galinho (presidente da Câmara), Pastor Flávio (vice-presidente da Câmara), Cida Paula (secretária da Mesa Diretora), Prof. Aldo, Benedito Tobias, Cibele Silva, Binho, Luciano Ferraz, Prof. João Paulo Sampaio, Miguel Caputo e Vagner Gamarra.